Na manhã desta quarta-feira (14/07), o Governo de Cabrobó, através da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), participou de uma live ambiental de alunos cabroboenses, estudantes da EREM José Caldas Cavalcanti.
A live serviu de lançamento para o projeto Embaixada Sustentável, grupo composto pelos próprios alunos, que lançarão um aplicativo sustentável que auxiliará na coleta e reciclagem de resíduos sólidos. O projeto, com apoio da Cenpec e da Samsung, está relacionado ao 8° Prêmio Resposta para o Amanhã, que prepara os jovens do país para um futuro mais sustentável e ligado as novas tecnologias.
Segundo a professor Carmen Lúcia, todo o trabalho foi desenvolvido através de aulas de campo e busca em sites de pesquisa, para localizar os locais em nossa cidade onde se encontram o maior fluxo de resíduos. Essa busca irá facilitar o trabalho de catadores e comerciante na hora de localizar os pontos estratégicos de coleta de resíduos, o otimizará o tempo de descarte dos mesmos. Ainda segundo a professora: “Nossa próxima ação será cadastrar no site Embaixada Sustentável: pontos de coleta dos resíduos, recicladores para esses materiais, cobrar a extinção o mais rápido possível do lixão e por fim cadastrar estudantes que queiram ser embaixadores da sustentabilidade.”
“É interessante ressaltar que todo o nosso estudo está de acordo com 3 Objetivos de desenvolvimento sustentável: 6, 11 e 15. O 6 em relação a água é saneamento, o 11 cidades limpas e sustentável e o 15 vida sobre a terra.” – Completou Carmen.
Todas as informações estarão disponíveis no site que está sendo desenvolvido pelos alunos, além do aplicativo que também será lançado futuramente com apoio da empresa sul-coreana Samsung e o Instituto Cenpec.
Comunicação Social – PMC-PE