Potencialidade

Cultura e Turismo

Órgão Municipal de Turismo: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Situada na Av. São Francisco, – Centro.

Localização do Município: Mesorregião São Francisco Pernambucano; Microrregião Petrolina 

Distância do Recife: 531 km

Rodovias de Acesso ao Município: BR 232, PE 360 e BR 316 

Municípios limítrofes: Norte – Terra Nova; Sul – Estado da Bahia; Leste – Salgueiro e Belém do São Francisco; Oeste – Orocó e Parnamirim.

Área (Km²): 1 658,075 

Altitude (m): 325

Temperatura Média Anual: 26º C 

População (Hab.): 30.873      

Censo: 2010 

Meses de Maior Incidência de Chuvas: Março e Abril 

Principal Atividade Econômica: Comércio varejista, cebola, arroz e melancia 

Potencialidades Turísticas: Um dos principais atrativos de Cabrobó são suas cachoeiras e as águas do rio São Francisco. Há eventos como a Festa da Cebola e as Vaquejadas. Em dezembro a atração fica por conta da festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Destaca-se também a Ilha de Assunção, do povo indígena Truká, a maior ilha continental do Brasil e maior do São Francisco. A ilha tem sua economia baseada na produção agrícola, principalmente os plantios de arroz, feijão, milho e cebola. A aldeia foi fundada em 1722. Em rituais como o toré, em que entoam cânticos e dançam, o povo Truká preserva sua tradição cultural. Na comunidade, também é possível conferi ruínas de uma capela e de uma igreja católica.

Histórico do município: O nome Cabrobó é de origem indígena e, segundo Martius significa árvore ou mato de urubu (de caa – árvore ou mato), e orobó (negro, escuro). O local era habitado por indígenas conhecidos como Rodelas de Cabrobó. Depois o Sr. Francisco Dias Dávila II, pertencente à dinastia sertanista da Casa da Torre, instalou-se com uma fazenda de criação de gado, que prosperou a ponto de receber o título de paróquia, sabendo-se de sua existência já em 1698. Anos mais tarde, índios Cariris invadiram-se e se apossaram da Ilha de Assunção, formada pelo rio São Francisco.O povoado onde atualmente é a sede do município, era conhecido pelo nome de Brejão de Santa Cruz. Por essa razão, foi erguida na localidade uma capela dedicada à Santa Cruz. Por ser uma região de clima agradável e de vegetação abundante, recebeu inicialmente, o nome Bejão, topônimo que foi adotado definitivamente, quando da criação do município. Em 1924, passou a denominar-se Belém de Cabrobó, passando em 1928 para o nome de Cabrobó.

Calendário de Eventos Anuais: Setembro Dia 11 – Aniversário da Cidade – Dezembro Dia 08 – Festa de Nossa Senhora da Conceição

Panorama de Cabrobó no IBGE – Clique aqui