O Centro de Referência em Assistência Social – CRAS realizaram as entregas de alimentos que integram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que conta com alimentos fresquinhos e produzidos por mãos da agricultura familiar, propiciando uma “Mesa Saudável” para mais de 250 famílias de baixa renda que possuem cadastro no CRAS Temperatura. Na oportunidade estiveram presente no CRAS para acompanhar as entregas de alimentos a secretária de Assistência Social, Carmem Lúcia, o presidente do CMAS, Tiago Atikum, o presidente da associação Quilombola, Isaias Landim.
Em virtude da situação de pandemia do covid 19, os alimentos foram montados em forma de kits seguindo todo protocolo de segurança.
Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Carmem Lúcia, o programa permitirá que as famílias já cadastradas pela Assistência Social tenham em suas mesas frutas, verduras e legumes frescos produzidos pela rede da agricultura familiar. Muitas famílias acabam tendo que optar entre comprar itens essenciais como feijão e arroz em detrimento de um quilo de banana, por exemplo, justamente por não ter condições financeiras para a compra de frutas e legumes. “Nossa intenção com o PAA é promover uma mesa farta e saudável para todos os douradinense”, informa Carmem.
Para a coordenadora do CRAS Joseilda, o programa é mais uma forma de contribuir com nossa população, “neste primeiro momento estamos distribuindo os kits de alimentos para aproximadamente 250 famílias, mas queremos ampliar este número na medida do possível”.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. É uma das ações do governo federal para a Inclusão Produtiva Rural das famílias mais vulneráveis.
O programa vem sendo executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).