Secretaria da Mulher, Cultura, Esporte e Lazer, realiza 1° Encontro Cultural dos Povos Quilombolas de Cabrobó

Na manhã deste sábado (20), em comemoração ao Dia da Consciência Negra no Brasil, o governo do município de Cabrobó, através da Secretaria da Mulher, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, e as comunidades quilombolas cabroboenses; realizou a primeira edição do Encontro Cultural dos Povos Quilombolas de Cabrobó. As comunidades […]

Leia mais…

publicado: 22/11/2021 08h06,
última modificação: 22/11/2021 08h06

Na manhã deste sábado (20), em comemoração ao Dia da Consciência Negra no Brasil, o governo do município de Cabrobó, através da Secretaria da Mulher, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, e as comunidades quilombolas cabroboenses; realizou a primeira edição do Encontro Cultural dos Povos Quilombolas de Cabrobó.

As comunidades quilombolas de Cruz dos Riachos, Santana e Jatobá II, exibiram, através de estandes e apresentações, um pouco sobre a cultura dos povos quilombolas de Cabrobó. Artesanato, com os objetos de barro, de couro e de pano; Culinária, com pratos típicos da cultura negra, como baião de dois, galinha caipira, mugunzá e feijoada; Música e religiosidade, explorando a capoeira, maculelê, mazurca e o candomblé; E outros integrantes do dia a dia da cultura quilombola, como sabão artesanal, plantas medicinais e fotografias das localidades.

O professor Márcio Alves, idealizador do projeto capoeiragem, que ensina a inúmeros jovens cabroboenses sobre as danças e músicas da capoeira, como outras de matriz africana, disse que é um avanço para Cabrobó finalmente ter um dia destinado a aclamar a cultura quilombola, e espera que o evento siga pelos próximos anos, com cada vez mais pessoas conhecendo uma das partes culturais mais ricas de Cabrobó.

Outra a discursar no evento foi uma das líderes da comunidade quilombola de Jatobá II, Helena Alexandrina, que contou ao público um pouco sobre a história de lutas e conquistas, dos povos quilombolas, em especial dos cabroboenses, e os avanços que os mesmos esperam em sua área nos próximos. Segundo a mesma, a riquíssima cultura quilombola tem de ser trabalhada em escolas da mesma forma que culturas de outras povos.

Agradecemos o empenho e dedicação de todos os envolvidos neste lindo projeto. O Encontro Cultural de Povos Quilombolas de Cabrobó teve sua primeira edição marcada por apresentações riquíssimas e enriquecedoras sobre uma cultura que remete diretamente à história do povo quilombola, do povo cabroboense. Agradecemos aos secretários presente e que contribuíram para o sucesso do evento; à vereadora e líder quilombola do município de Orocó, professora Jacielma; ao professor Márcio Alves e o grupo capoeiragem; ao público presente, e, em especial, aos moradores das comunidades quilombolas de Cruz do Riacho, Jatobá e Santana, por enriquecer a manhã deste sábado, no Araujão, com artesanato, comidas típicas, danças, músicas e muitos outros componentes que devem, ano a ano, serem apresentados ao povo cabroboense.

O 1° Encontro Cultural dos Povos Quilombolas de Cabrobó foi um sucesso e essencial neste Dia da Consciência Negra.