Secretaria de Saúde de Cabrobó esclarece sobre falta de médico no PSF da Temperatura, atendimento odontológico e fornecimento de insulinas
O Governo do Município de Cabrobó, por meio da Secretaria de Saúde, vem por meio desta nota prestar esclarecimentos à população, em especial aos moradores do bairro Temperatura.
Recebemos com muita atenção as reclamações de moradores acerca da disponibilidade de médico no postinho do bairro. A unidade tinha um médico atuando nos últimos dias, advindo do PSF do Murici, entretanto, o mesmo pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (10). O Governo do Município deixa claro que está em negociação com profissionais para assumirem o cargo, tendo conversas avançada para que um desses assuma até o dia 1° de junho.
Outro esclarecimento é acerca do atendimento odontológico no PSF do bairro. Os equipamentos para atendimento sofrem recorrentemente com a oscilação de energia, a qual a Secretaria de Saúde já solicitou a correção e respaldou junto a Neoenergia (Celpe) a correção dos problemas. Além disso, informamos que a dentista que atua na unidade do bairro encontra-se em licença médica, acometida com catapora.
Outro esclarecimento é sobre o fornecimento de insulinas de NPH Irregular em caneta. No momento, a farmácia do município não dispõe de canetas suficientes para toda a demanda de pacientes cabroboenses, pois o próprio ministério, fornecedor de todos os municípios, não está ofertando quantitativo suficiente de insulina na apresentação em caneta, que são fornecidas desde 2021. A previsão é que, futuramente, 100% dos pacientes sejam assistidos com a disponibilização de insulina apresentada em caneta. Como o processo está sendo feito gradativamente, o Ministério da Saúde disponibilizou em 2021 uma norma técnica para os pacientes receberem a insulina na apresentação em caneta.
Em suma, o município ainda não recebe quantitativo suficiente para sustentar toda a demanda de pacientes, por este motivo, estamos fazendo o repasse de acordo com os critérios do Ministério da Saúde, na proporção de recebimento gradativo das insulinas em caneta. No momento, Cabrobó recebe 250 canetas da insular NPH e 80 canetas de insulina regular, enquanto o restante continua sendo disponibilizado em frascos. Por isso, neste momento, não há possibilidade de cadastrar pacientes novos para recebimento destas canetas.
O Governo do Município de Cabrobó está atento a todas as reclamações e solicitações dos munícipes, em especial na área da saúde. E buscamos sempre atender os anseios e necessidades da população.
Governo de Cabrobó, o trabalho não para!
Assessoria de Imprensa – PMC-PE