05 de Maio ” Dia Internacional da parteira “

05 de Maio ” Dia Internacional da parteira “ O dia internacional da parteira ganha vida no calendário à 05 de Maio. Neste dia de título oficial, celebra-se o trabalho das parteiras que contribuem diariamente para o milagre do nascimento e para o bem- estar de milhões de mães e de crianças pelo o mundo […]

Leia mais…

publicado: 05/05/2021 06h38,
última modificação: 05/05/2021 06h38

05 de Maio ” Dia Internacional da parteira “

O dia internacional da parteira ganha vida no calendário à 05 de Maio.

Neste dia de título oficial, celebra-se o trabalho das parteiras que contribuem diariamente para o milagre do nascimento e para o bem- estar de milhões de mães e de crianças pelo o mundo afora.

O dia internacional da parteira foi criado pelo OMS ( organização mundial de saúde) em 1991,para homenagear e sublinhar o trabalho desempenhado pelas parteiras no cuidado prestado às mulheres e a vida humana.

As parteiras são mulheres que trabalham na assistência ao parto,.Temos as parteiras tradicionais que atuam em regiões rurais e que aprenderam com o ofício na prática ,através da cultura oral, muitas vezes comas suas mães. Temos as obstétrizes formadas em obstetrícia entre outros cursos de formação.

Sejam graduadas ou tradicionais, a assistência ao parto feito por parteiras é uma grande Vitória e motivo de comemoração para as mulheres que recebem um atendimento cuidadoso e com menos intervenções. Hoje que comemorarmos o dia internacional da parteira é um dia também de comemorar nossa humanidade e agradecer a todas estas profissionais que por milênios ajudam as mulheres à dar à luz.Toda humanidade sobrevivem pelo cuidado e pelo apoio destas profissionais no momento do parto e do nascimento. Obrigada à todas estas profissionais incríveis que nos ajudam a ter experiência digna e apaixonante no primeiro dia de vida de uma criança. A secretaria da Mulher, Cultura, Esporte e lazer, parabeniza todas as parteiras com um abraço virtual, e em especial as cabroboenses.