Cabrobó: 100 dias de governo – Secretaria de Agricultura

Desde o início do governo, a Secretaria de Agricultura buscou atender as comunidades outrora esquecidas e com poucos recursos. O secretário Aílton Freire acompanhou de perto as obras de recuperação e reabertura de estradas nessas regiões. Em estimativa, foram concluídos trabalhos em aproximadamente 160 km de extensão de terras, nos trechos leste e oeste da […]

Leia mais…

publicado: 12/04/2021 05h05,
última modificação: 12/04/2021 05h05

Desde o início do governo, a Secretaria de Agricultura buscou atender as comunidades outrora esquecidas e com poucos recursos. O secretário Aílton Freire acompanhou de perto as obras de recuperação e reabertura de estradas nessas regiões.

Em estimativa, foram concluídos trabalhos em aproximadamente 160 km de extensão de terras, nos trechos leste e oeste da BR 116. Na chamada “Estrada antiga de Terra Nova” houve um intenso trabalho com a pá carregadeira para reabertura da estrada, que há quase 12 anos não recebia uma manutenção. Só no trecho que abrange as regiões da Fazenda Macambira à comunidade Mandacaru, foi feita a abertura de aproximadamente 14 km de estradas, antes de difícil acesso.

No lado leste das comunidades rurais de Cabrobó, foram recuperados aproximadamente 30 km de extensão de estradas, melhorando o acesso a comunidades e fazendas como Barro Preto, Vaginha, Jacurici, Frio, Lobo, Pátio, entre outras. Numa dessas comunidades, tivemos um depoimento de um dos moradores, Manoel Peixoto, que frisou o fato de há muito tempo não ter visto uma máquina fazendo o trabalho de recuperação da estrada daquela região. Mesmo sem lembrar a quantidade exata, estima-se que o trabalho de melhoria na estrada não era feito há pelo menos 10 anos.

Além da recuperação de estradas, a Secretaria de Agricultura também buscou atender os anseios da população rural quanto ao abastecimento de água pelo carro pipa. Segundo o responsável pelo abastecimento, ‘Bacurim do Pipa’, avançou-se o número de abastecimentos e regiões atendidas pelo carro. O mesmo citou também o profissionalismo do secretário Ailton, que tratou de ter um olhar mais aprofundado às regiões mais longínquas da Zona Rural da cidade.