Cabrobó: 100 dias de governo: Secretaria de Educação

A SEDUC ganhou no governo de Galego, um jovem administrador, com ideias novos e uma vontade de fazer história na educação cabroboense. Tal administrador é Pedro Kaio Alves, professor formado em Licenciatura em Matemática e que lecionava pela Rede Estadual. Pedro aceitou o desafio de juntar-se à secretaria do governo e nos primeiros cem dias […]

Leia mais…

publicado: 12/04/2021 05h08,
última modificação: 12/04/2021 05h08

A SEDUC ganhou no governo de Galego, um jovem administrador, com ideias novos e uma vontade de fazer história na educação cabroboense. Tal administrador é Pedro Kaio Alves, professor formado em Licenciatura em Matemática e que lecionava pela Rede Estadual. Pedro aceitou o desafio de juntar-se à secretaria do governo e nos primeiros cem dias conseguiu colocar muitas de suas ideias em prática.

Primordialmente, houve uma busca ativa de adesão escolar através de matrícula, tendo em vista que a pandemia dificultou a frequência escolar de grande parte dos alunos. Alinhado a isto, a Secretaria de Educação buscou conscientizar a população a realizar matrícula em escola padrão FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a fim de que fosse feita uma redução do número de turmas multisseriadas (Que possuem alunos de diferentes séries numa mesma turma).

Durante o mês de fevereiro foi realizado também o processo seletivo para suprimento de vagas na unidade da Escola de Referencia em Ensino Fundamental Evandro Ferreira dos Santos, renovando o quadro de gestão e docência.

Outra importante ação para o corpo docente do município foi a implantado do piso salarial para professores que recebiam abaixo do mesmo, mais o pagamento de retroativos.

Quanto ao corpo discente, a SEDUC junto ao governo do município disponibilizou transporte gratuito aos vestibulandos que realizaram a prova do SSA (UPE) na cidade de Salgueiro. Citando o transporte, foi feito também o recadastramento de estudantes que utilizam transporte universitário para as cidades de Belém de São Francisco e Salgueiro.

Nesse período foi lançado também o programa radial: A Voz da Educação, uma maneira de interação da educação cabroboense entre os mais diversos âmbitos educacionais.

Cabrobó, inclusive, obteve destaque quando se tratou de acessibilidade educacional. Não à toa, o município foi escolhido como representante da região Nordeste na edição 2021 do programa Materiais Pedagógicos Acessíveis (em parceria com os institutos Rodrigo Mendes e Muda Lab). Entre as ações para promover uma maior acessibilidade da educação, destacam-se a criação do diário eletrônico, com pouco mais de 88% dos alunos do município cadastrados e a montagem e estruturação do projeto Banco de Aulas: Luz, Câmera, Educação e a reestruturação do setor de educação inclusiva.

Em tempos de pandemia, nunca foi tão complicado administrar o setor de educação. Porém, a SEDUC tem procurado maneiras de elevar consideravelmente o sistema de educação online, apostando num engajamento de mobilização em prol das aulas remotas. Houve também a preocupação da secretaria em realizar uma pesquisa de opinião entre familiares e profissionais da educação quanto ao retorno das aulas e relacionado ao diagnóstico de possíveis comodidades a esse público.

Em suma, a Secretaria de Educação preocupa-se em encontrar formas acessíveis de manter a educação firme em um momento tão crítico, e apresenta soluções pontuais e de interesse público.