Cabrobó: 100 dias de trabalho – Secretaria de Infraestrutura

Numa cidade com problemas urbanos visíveis há muitos anos, era nítido que a Secretaria de Infraestrutura teria um longo processo de trabalho nesses 100 primeiros dias. Para o secretário Joede Soares, o primeiro desafio foi colocar a casa em ordem. A humanização dos servidores da secretaria foi de suma importância para o sucesso inicial da […]

Leia mais…

publicado: 12/04/2021 05h22,
última modificação: 12/04/2021 05h22

Numa cidade com problemas urbanos visíveis há muitos anos, era nítido que a Secretaria de Infraestrutura teria um longo processo de trabalho nesses 100 primeiros dias. Para o secretário Joede Soares, o primeiro desafio foi colocar a casa em ordem. A humanização dos servidores da secretaria foi de suma importância para o sucesso inicial da pasta. Como exemplo, temos a comemoração mensal do aniversário dos trabalhadores de limpeza urbana (Garis), realizada sempre no fim de cada mês, que rendeu emoção e inspiração para os funcionários continuarem realizando o trabalho da melhor maneira possível.

Em conjunto ao governo do município, foram realizados mutirões de limpeza nos bairros do Alto do Bozzano e Pedro Quirino. Estes bairros, inclusive, receberam uma atenção especial da secretaria, tendo em vista a situação de descaso e esquecimento que perdurou durante anos nas localidades. Além disso, houve também um trabalho intenso no bairro Subestação, em que foram realizados aproximadamente 400 metros de saneamento na rua Eziel Cavalcanti, e 4 km de limpeza no canal do bairro.

Ademais, a secretaria tem mostrado serviço também na coleta de lixo, com a criação do calendário de coleta e o dobramento de lixo coletado, antes feitas pouco mais de quatro viagens no dia e hoje sendo feitas oito ou mais viagens ao lixão.

Além disso, a Secretaria de Infraestrutura promoveu outras mais diversas ações, como: O mutirão de limpeza no Cemitério Municipal de Cabrobó (Conhecido como cemitério antigo); Capinação nas principais ruas da cidade; retirada de 960 toneladas de entulho e lixo no Alto do Bozzano (aproximadamente 60 carradas retiradas); 160 toneladas de aterro retiradas no bairro Pedro Quirino; mais de 900 árvores podadas em toda a cidade; construção de mais de 300 metros de saneamento básico no bairro Alto do Bozzano; uma média de 150 desobstrução de esgoto mensal; Organização de 2 mutirões semanais em bairros não abordados por garis; Retirada de entulho e pontos de lixo em todos os bairros da cidade; Desobstrução e limpeza do lixão municipal; Capinação de canais nos bairros Maria Luiza, Subestação, Pedro Quirino, Vila Nova e Santa Rita; 500 desobstrução de esgotos em toda a cidade; Construção e recuperação de 800 metros de esgoto, sanando problemas crônicos do município como os das ruas Manoel do Nascimento Barros (Cohab) e Eurípedes Gomes de Carvalho (Ipsep); Criação do instagram e facebook da Infraestrutura, como meio de estar conectado diretamente com a população; Início da recuperação e construção de rede alternativa de saneamento no bairro Maria Luiza, há 30 anos a céu aberto.

Em suma, o secretário Joede engrenou uma série de trabalhos importantes para Cabrobó e garantiu que nos próximos 100, 200 e 300 dias serão tomadas medidas ainda mais importantes para infraestrutura cabroboense.