Cabrobó: Ações da Secretaria de Saúde nos 100 dias de governo

Uma das maiores preocupações do início do governo de Galego de Nanai, era com a saúde pública do município. Em conjunto ao vice-prefeito Lucas Novaes, foi montada uma equipe de profissionais consagrados, para que fosse obtido os melhores resultados possíveis no combate à pandemia do Novo Coronavírus e outros problemas crônicos do município. A escolhida […]

Leia mais…

publicado: 13/04/2021 19h14,
última modificação: 13/04/2021 19h14

Uma das maiores preocupações do início do governo de Galego de Nanai, era com a saúde pública do município. Em conjunto ao vice-prefeito Lucas Novaes, foi montada uma equipe de profissionais consagrados, para que fosse obtido os melhores resultados possíveis no combate à pandemia do Novo Coronavírus e outros problemas crônicos do município. A escolhida para gerir esta equipe foi a secretária Gilca Maria de Moraes Caldas Bernardo.

Em 100 dias de governo, muito do que foi traçado no plano de governo da pasta foi executado com êxito. Primeiramente, é importante destacar o Plano de Enfrentamento à COVID-19. A Caravana COVID-19 foi de suma importância nesse Plano, pois em 30 dias de funcionamento atendeu mais de 700 pessoas nos bairros do município. Nesse período também foi implantado um novo boletim epidemiológico com informações sobre casos da COVID-19, mantendo a população informada da situação epidêmica da cidade.

Outro desafio destinado à pasta foi a elaboração do Plano de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. A 1ª remessa de vacinas chegou na última semana de janeiro, e até agora temos pouco mais de 7000 doses aplicadas em todo município, sendo informada regularmente a quantidade de aplicações através de divulgação de um boletim de vacinação.

Outra conquista para a saúde foi a vinda de inúmeros profissionais capacitados para a cidade, tendo a implantação das seguintes especialidades médicas: Ortopedista; Psiquiatria Adulto e Infantil; Neurologista; Cardiologista; Radiologista; Ginecologista; Pediatra e Buco-Maxilo. A vinda desses especialistas garante a Cabrobó uma referência regional na área da saúde e tornou-se destaque pela eficiência dos serviços ofertados pelo SUS.

Outras ações, com também enorme importância, serão citadas a seguir. Sendo elas: Implantação da força municipal do SUS; Adequação da prótese de credenciamento ao laboratório de prótese dentária; Fortalecimento da equipe de Vigilância em saúde; Aplicação de larvicida nos canais do município, como forma de prevenção às arboviroses (Doenças causadas por arbovírus com dengue, Zika e Chikungunya); Capacitação de agentes de combates às endemias; Dedetização em todos os serviços de saúde (11 UBS e hospital municipal); Implantação do comitê de investigação de óbito fetal, infantil e materno em idade fértil; Implementação do Comitê de ISTs (Doenças sexualmente transmissíveis); Implantação do de atendimento noturno no Centro de Cuidados Integrados – CCI; Implantação do atendimento psicológico aos profissionais de saúde; Implantação da Política Municipal para pacientes autistas; Implantação do ambulatório noturno no hospital municipal; Implantação de dois médicos nos finais de semana; obra de adaptação da sala onde funcionará o aparelho de tomografia e outras inúmeras ações que beneficiaram e beneficiarão a população cabroboense futuramente.