Cabrobó conclui a Etapa Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa com escolha dos textos representantes de cada gênero

Na edição 2021 da OLP (Olimpíada de Língua Portuguesa), foram inscritas 66 professores de língua portuguesa em 21 escolas localizadas em Cabrobó. Esta foi a 7ª edição da olimpíada, que teve por base o tema: O lugar onde eu vivo. As produções textuais, que participaram da disputa, foram categorizadas em: Poemas; Memórias Literárias; Crônica; Documentário […]

Leia mais…

publicado: 26/08/2021 18h16,
última modificação: 26/08/2021 18h16

Na edição 2021 da OLP (Olimpíada de Língua Portuguesa), foram inscritas 66 professores de língua portuguesa em 21 escolas localizadas em Cabrobó. Esta foi a 7ª edição da olimpíada, que teve por base o tema: O lugar onde eu vivo.

As produções textuais, que participaram da disputa, foram categorizadas em: Poemas; Memórias Literárias; Crônica; Documentário e Artigo de Opinião, divididos entre turmas do 5° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio.

Uma das novidades deste ano, é que a produção partiu do ponto de vista do professor(a), relatando um pouco sobre as experiências advindas com a turma durante o momento pandêmico, intercalando com as histórias cabroboenses.

Os avaliadores responsáveis avaliaram inúmeros critérios para a escolha dos textos representativos, de acordo com os critérios apresentados por cada categoria literária.

Na etapa escolar foi feita uma seleção entre as centenas de textos apresentados, sendo selecionados 41 para a etapa municipal. Nesta, foram selecionadas 7 produções literárias entre as 41 enviadas pela escola, sendo elas 1 poema, 2 crônicas, 2 memórias literárias, 1 documentário e 1 artigo de opinião, para representarem Cabrobó na etapa estadual, e, se tudo der certo, representarem o município também na etapa nacional da olimpíada.

Todos os participantes da edição 2021 ganharão medalha e certificado pelo reconhecimento de, durante a pandemia, manterem o espírito literário.

Vale lembrar que Cabrobó já teve representantes nas fases de semi-final e final da etapa nacional da OLP, respectivamente em 2019, na categoria documentário, representado pela professora Elineide Alves, e em 2016, através do artigo de opinião, em trabalho realizado pela professora Lorenna Sampaio.

Eis o nome dos professores que tiveram suas produções selecionadas para participarem da etapa estadual:

Poema: Professor Cícero Júnior, do Lions Brígida;
Memórias literárias: Professores Alisson Renan, da Escola Indígena João Alberto Maciel, e Clésia Barros, da Escola Estadual Ministro Marcos Freire;
Crônica: Professoras Ronaide Amando e Luciana Fernandes, das Escolas Municipais Gezualdo Freire de Carvalho e EREF Evandro Ferreira dos Santos, respectivamente;
Documentário: Professora Marineis Torres, da EREM José Caldas Cavalcanti;
Artigo de Opinião: Ivânia Delfino, da Escola Indígena Capitão Dena.

É Cabrobó revelando seus talentos através da produção literária!

Comunicação Social – PMC-PE