Cabrobó é destaque no combate à mortalidade infantil

A taxa de mortalidade infantil (MI) é vista como um dos índices mais importantes para avaliar o desenvolvimento de um município. É um indicador social que demonstra a qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação ofertados à população. Em 2017 enquanto Pernambuco apresentava uma taxa de mortalidade infantil de 13,7 óbitos, Cabrobó registrava […]

Leia mais…

publicado: 23/01/2020 08h12,
última modificação: 23/01/2020 08h12

A taxa de mortalidade infantil (MI) é vista como um dos índices mais importantes para avaliar o desenvolvimento de um município. É um indicador social que demonstra a qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação ofertados à população.

Em 2017 enquanto Pernambuco apresentava uma taxa de mortalidade infantil de 13,7 óbitos, Cabrobó registrava uma taxa de 20,95 mortes para cada cem mil crianças nascidas vivas. Com a reorganização da rede, criação e implantação de medidas estratégicas para redução da taxa, em 2018 o número caiu para 12,82 e em 2019 a taxa foi de 3,96 óbitos. Uma redução bastante significativa para entender a qualidade dos serviços não apenas de saúde que se oferece no município, assim corroborando com a Organização Mundial de Saúde- OMS que considera uma taxa ideal aquela menor que 2 dígitos. A organização na rede, união e esforços para uma assistência à saúde de qualidade resultou nessa drástica redução.

As estratégias para redução da mortalidade infantil começam desde a gestação no acompanhamento do pré-natal e puerpério, classificação de risco seguindo protocolo do ministério da saúde, garantia no esquema do calendário vacinal e a conscientização da população para planejar a chegada de uma nova vida.

A investigação da MI pelo Grupo Técnico de Investigação do Óbito Infantil, Fetal e Materno é também considerada uma importante estratégia para a redução desses óbitos, tendo em vista o fato de propiciar mais visibilidade à real situação do município e possibilitar a implantação de medidas de prevenção e controle junto da gestão.