Na tarde desta terça-feira (18), no centro de zoonoses de Cabrobó, o Governo do Município, em parceria com a APAC (Associação dos Protetores de Animais de Cabrobó), realizou a castração de 5 cachorras fêmeas.
Semanalmente, são feitos 10 castramentos em cachorros resgatados de rua. O tempo de recuperação, segundo a veterinária Ana Isabela, varia entre 8 e 10 dias, de acordo com a recuperação de cada cachorro. A primeira cachorrinha a ser castrada foi a cadela Pirrita, de aproximadamente 1 ano e meio, que passou por todo o processo, e junto ao restante dos cachorros segue em recuperação da cirurgia.
As cirurgias foram ministradas pelas veterinárias Ana Isabela, Auxiliadora Torres (Dodora), a estudante de veterinária Bianca Rodrigues. Estiveram presentes também o prefeito Galego de Nanai, a Secretária de Saúde Gilca Moraes, e as integrantes da APAC: Ana Carla, Poliana, Juliana, Joelma, Darcileide, Francisca e Fernanda Torres (Secretária de Desenvolvimento).
O Centro de Zoonoses é de suma importância para a recuperação destes animais, onde recebem cuidados e podem ser reintegrados, ou serem adotados por um novo dono.