Cabrobó realiza 1º Simpósio sobre Educação Quilombola

A Prefeitura de Cabrobó, através da Secretaria de Educação, realiza até esta sexta, 5, o 1º Simpósio sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. “Agradecemos muito ao gestor e a Secretaria de Educação do município de Cabrobó pelo Convite, ficamos muito felizes em poder contribuir, como facilitadores deste evento muito proveitos”. Esses […]

Leia mais…

publicado: 09/07/2019 13h28,
última modificação: 09/07/2019 13h28

A Prefeitura de Cabrobó, através da Secretaria de Educação, realiza até esta sexta, 5, o 1º Simpósio sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. “Agradecemos muito ao gestor e a Secretaria de Educação do município de Cabrobó pelo Convite, ficamos muito felizes em poder contribuir, como facilitadores deste evento muito proveitos”. Esses e outros depoimentos foram ouvidos pela secretária Lorenna Sampaio diante de sua iniciativa em realizar a programação iniciada ontem, dia 4.

O evento contou com a participação de representantes e profissionais da educação das três comunidade quilombolas do município: Cruz dos Riachos, Santana e Jatobá II, representantes dos Quilombos da cidade de Orocó, representantes da rede municipal de ensino e escolas estaduais, entre outras.

Foi muito bom podemos contar um pouco das experiências vivenciadas nos quilombos de Àguas do Velho Chico, falar de nossas lutas e conquista, falar da nossa história, costumes, em fim mostrar os avanços que tivemos na Educação Quilombola em Orocó. Cabrobó esta no caminho certo, na efetivação de uma educação que respeite as especificidades do povo Quilombola”, disse Isaias Landim, um dos participantes do simpósio.

Para a secretária Lorenna Sampoaio, a gestão do prefeito Marcílio Cavalcanti tem dado total apoio na construção de diversas formas participativa numa educação ampla e inclusiva, com currículos especifico e a”tão sonha Lei Municipal que cria as Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Quilombola do Município de Cabrobó, lei essa que tem um significado muito grande para o povo quilombola”.

“A educação escolar quilombola deve ter como referência valores sociais, culturais, históricos e econômicos dessas comunidades. Para tal, a escola deverá se tornar um espaço educativo que efetive o diálogo entre o conhecimento escolar e a realidade local, valorize o desenvolvimento sustentável, o trabalho, a cultura, a luta pelo direito à terra e ao território. Durante estes dois dias a rede esteve junta em busca de um diálogo sólido e firme sobre as diretrizes para uma educação quilombola de qualidade na educação de Cabrobó”, considerou Lorenna.

Fonte Ricardo Banana