Cabrobó: Secretaria de Saúde lança programa de inserção gratuita de DIU em mulheres cabroboenses

Na manhã desta quarta-feira(10), foi lançado oficialmente o programa de inserção de DIU em mulheres no município de Cabrobó. O programa, disponibilizado pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde, teve seu primeiro dia de aplicações na maternidade do Hospital Municipal Doutor Arnaldo Vasconcelos de Alencar, e estará, nos próximos dias, disponível também nas unidades […]

Leia mais…

publicado: 11/11/2021 07h06,
última modificação: 11/11/2021 07h06

Na manhã desta quarta-feira(10), foi lançado oficialmente o programa de inserção de DIU em mulheres no município de Cabrobó. O programa, disponibilizado pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde, teve seu primeiro dia de aplicações na maternidade do Hospital Municipal Doutor Arnaldo Vasconcelos de Alencar, e estará, nos próximos dias, disponível também nas unidades básicas de saúde de cada bairro.

No comando das ações, estava o médico ginecologista Adriano Tavares, responsável pelas instruções direcionadas à equipe de inserção. Os enfermeiros responsáveis pelos PSFs foram responsáveis pela primeira explanação acerca do modo como é colocado o DIU. Por parte das pacientes, a sensação de alegria em poder utilizar de um serviço gratuito ofertado no próprio município.

O DIU, ou dispositivo intrauterino, é um método contraceptivo que apresenta cerca de 99% de eficácia, não tem hormônio, é mais barato e não interrompe totalmente a ovulação. É possível deixá-lo no corpo por até dez anos.