Caps I, realiza evento destinado aos cuidadores de portadores de autismo em Cabrobó

Na manhã desta quinta-feira (25), a psicóloga do CAPS I, Sara Carvalho, juntamente aos estagiários do curso de psicologia da FACESF e da UNIBRA, realizou, na própria sede do CAPS I, uma oficina terapêutica, com o objetivo de promover um acolhimento emocional aos pais e responsáveis dos portadores de autismo residentes em Cabrobó. O objetivo […]

Leia mais…

publicado: 26/11/2021 07h07,
última modificação: 26/11/2021 07h07

Na manhã desta quinta-feira (25), a psicóloga do CAPS I, Sara Carvalho, juntamente aos estagiários do curso de psicologia da FACESF e da UNIBRA, realizou, na própria sede do CAPS I, uma oficina terapêutica, com o objetivo de promover um acolhimento emocional aos pais e responsáveis dos portadores de autismo residentes em Cabrobó.

O objetivo do encontro foi promover um olhar voltado para cuidar de quem cuida.

As oficinas trataram muito mais além do cuidado aos autistas, foram responsáveis por priorizar um pouco a saúde mental daqueles que destinam seu tempo e atenção a cuidar daqueles que amam.

“Cuidar tem demandado tempo, restrições e atenção. A medida que amo, eu canso, me exausto e me anulo. Quanto tempo faz que deixei de me enxergar, me acolher e me cuidar? Quando vou compreender que amar não é sinônimo de abdicar do meu próprio eu? O que me faz esquecer que antes de ser cuidador, eu sou eu? Vale ressaltar que para amar e cuidar, não preciso me anular…”

Foram com essas palavras de valorização, que a psicóloga Sara Carvalho explanou o momento aos presentes.

É de suma importância que sejam trabalhadas essas oficinas junto aos cuidadores dos autistas, que precisam destes momentos de auto valorização e priorização.