Comunicado importante aos moradores ribeirinhos do Rio São Francisco em Cabrobó

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), anunciou que aumentará a vazão de água da barragem de Sobradinho. Ou seja, a partir desta quarta-feira, haverá uma liberação a mais de água, em decorrência das cheias do Rio São Francisco. Segundo a CHESF, até o próximo dia 24 de janeiro, a vazão média diária da barragem […]

Leia mais…

publicado: 13/01/2022 08h57,
última modificação: 13/01/2022 08h57

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), anunciou que aumentará a vazão de água da barragem de Sobradinho. Ou seja, a partir desta quarta-feira, haverá uma liberação a mais de água, em decorrência das cheias do Rio São Francisco. Segundo a CHESF, até o próximo dia 24 de janeiro, a vazão média diária da barragem pode chegar a até 4.000m³/s, valor quase seis vezes maior que os 816m³/s suportados nos reservatórios.

Alertamos aos moradores ribeirinhos do município sobre os perigos que essa liberação ocasiona. É de suma importância que os moradores próximos ao leito do rio tomem cuidado, de preferência evacuem o local, contendo o risco de desabamento. Além disso, agricultores com bombas próximas, piscicultores com criatórios nos leitos do rio, e outras atividades exercidas próximas ao rio, devem ser feitas com extremo cuidado e vigilância, uma vez que há o perigo eminente de prejuízo e acidentes em decorrência desta cheia.

O Governo de Cabrobó deseja que logo a situação se amenize, e que não haja acidentes provocadas pela liberação da vazão de água.