Inscrições abertas para o IDEATHON Cabrobó 2021; confira o regulamento

APRESENTAÇÃO O evento IDEATHON CABROBÓ 2021 é uma ação executada pela Gestão Municipal de CABROBÓ em parceria com o GAROA HABITAT e o SEBRAE PE. É uma maratona de Inovação e Empreendedorismo voltada para apresentar soluções que busquem resolver as principais necessidades sociais e ambientais da cidade e contribuam para o desenvolvimento da comunidade empreendedora […]

Leia mais…

publicado: 26/11/2021 07h20,
última modificação: 26/11/2021 07h20

APRESENTAÇÃO

O evento IDEATHON CABROBÓ 2021 é uma ação executada pela Gestão Municipal de CABROBÓ em parceria com o GAROA HABITAT e o SEBRAE PE. É uma maratona de Inovação e Empreendedorismo voltada para apresentar soluções que busquem resolver as principais necessidades sociais e ambientais da cidade e contribuam para o desenvolvimento da comunidade empreendedora local, introduzindo a cultura do empreendedorismo inovador, fomentando ideias, criando soluções para o mercado, visando a melhoria da qualidade de vida na sociedade com base na inovação e tecnologia.

Os temas propostos são TURISMO e DESCARTE DE RESÍDUOS:

1. O Turismo traz oportunidades para o desenvolvimento econômico local. As ações devem ser pensadas para tornar a cidade mais atrativa e acolhedora, de forma a atender o turista, desde a hospedagem e alimentação, até a inovação nos pontos turísticos existentes e o planejamento de novos cenários. Dessa forma, se faz necessária a participação da sociedade na construção de uma proposta turística consolidada, através do desenvolvimento de ações criativas e tecnológicas.

a. Adequação do município de Cabrobó para o desenvolvimento do turismo local.
b. O que fazer para Cabrobó encantar o turista e fazê-lo se sentir feliz e acolhido?
c. Conhecimento dos espaços de lazer da cidade e suas atividades.
d. Conhecimento dos monumentos e locais históricos e religiosos.

2. O tratamento adequado dos Resíduos é parte do investimento do município para a modernização da cidade, quanto ao descarte dos resíduos sólidos e a sua devida reciclagem. O meio ambiente agradece as ideias inovadoras e as soluções tecnológicas para destinação dos resíduos sólidos. Assim, deve-se procurar soluções conscientes e enriquecedoras que otimizem os problemas relacionados ao acúmulo e à quantidade de resíduos produzidos pela comunidade.

a. Como reduzir o descarte de resíduos em Cabrobó e nas escolas?
b. Como podemos gerar emprego e renda transformando os resíduos em produtos, bens e
oportunidades?
c. Implantação/modernização de um projeto para fazer compostagem e adubos para as hortas comunitárias e jardins da cidade.
d. Reutilização de resíduos descartáveis.

Ao longo de 2 dias, os participantes são estimulados a terem ideias e a construírem um modelo de negócio, prospectando oportunidades reais de mercado, que serão apresentadas a uma banca formada por avaliadores que elegerão as 3 melhores soluções para serem premiadas.

Serão 22h em busca de soluções que oportunizem o protagonismo do jovem e contribuam para a geração de soluções inovadoras na cidade.

O evento é aberto a todos os estudantes do Ensino Fundamental II Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Superior, residentes no município de Cabrobó, preferencialmente.

REGULAMENTO GERAL

Este texto possui informações básicas e regras gerais sobre o funcionamento da maratona IDEATHON CABROBÓ 2021. É fundamental que os participantes e equipes estejam cientes e concordem com as condições aqui apresentadas.

Todas as regras e disposições se aplicarão durante o período de realização da maratona, entre os dias 03 e 04 de dezembro de 2021, a ser realizado na Creche Municipal Ansberto Júlio Vidal Ferraz.

1. OBJETIVO

1.1 O Objetivo da maratona é resolver problemas reais do município de CABROBÓ nas áreas de TURISMO e DESCARTE DE RESÍDUOS, através da apresentação de soluções inovadoras que atendam à problemática dos temas propostos.

2. INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

2.1. Poderá se inscrever qualquer estudante do Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou Ensino Superior, que resida no município de Cabrobó, preferencialmente. Deverão ser inscritas equipes já formadas (item 2.3). Serão admitidas inscrições que, ao preencherem o formulário, aceitarem de forma online este regulamento.
2.2. Serão abertas 80 vagas no total.
2.3. Serão formadas equipes de, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 estudantes por equipe.
2.4. As atividades serão realizadas somente em equipes.
2.5. A Organização do Evento não declara ou se obriga de qualquer maneira a realizar alguma forma de reserva de vagas para indivíduos ou pessoas.

3. PROGRAMAÇÃO PREVISTA

3.1. O IDEATHON CABROBÓ 2021 terá previsão de 22 horas, conforme abaixo:
3.1.1. Dia 03 de dezembro de 2021 (sexta-feira): das 8h00 às 19h00
3.1.2. Dia 04 de dezembro de 2021 (sábado): das 8h00 às 19h00, os resultados serão anunciados até às 19h00.
3.2. A maratona será realizada na Creche Municipal Ansberto Júlio Vidal Ferraz.
3.3. A programação será divulgada pela Gestão Municipal de CABROBÓ através do grupo de comunicação do WhatsApp, redes sociais e e-mail.
3.4. Durante toda a maratona, os participantes terão mentorias com especialistas e técnicos que os auxiliarão no processo de ideação, conforme sua especialidade. Os mentores terão livre arbítrio para dedicar o tempo que julgarem necessário para cada equipe, conforme estágio de desenvolvimento da solução.
3.5. Caso algum participante decida sair do local da maratona, deverá sempre informar à Organização do evento.
3.6. Ao final da maratona, as equipes deverão preparar uma apresentação em formato Pitch, de até 5 minutos sobre sua solução, que será avaliada por uma banca de profissionais, a serem escolhidos pela Organização do evento.
3.7. A avaliação será feita com base em análises técnicas, de demanda e de aplicabilidade da solução apresentada. Os Avaliadores verificarão os seguintes pontos:
3.7.1. Inovação;
3.7.2. Viabilidade da Solução;
3.7.3. Impacto na Cidade;
A Organização do evento divulgará os resultados ao final, em momento oportuno, dentro dos horários previstos no chamamento, que será divulgado na programação, no dia da maratona.
3.8. No caso de empate, será considera vencedora a equipe com maior pontuação no item 3.7.2.
3.9. A mentoria não participa da avaliação e poderá ser ouvida em caso de empate.

4. CONFIDENCIALIDADE

4.1. Os bancos de dados das inscrições poderão ser utilizados pela Gestão Municipal de CABROBÓ para fins lícitos, da melhor forma que convier, inclusive para informar participantes a respeito de outros eventos e agendas diversas.
4.2. Os participantes autorizam a divulgação de nomes, descrição e minibiografia, para fins de premiação.
4.3. Os participantes autorizam, gratuitamente, o uso de imagens, nome, voz e vídeos coletados durante a maratona, sem ônus, de forma definitiva, irretratável e indeterminada, para fins lícitos por parte dos parceiros institucionais e utilização em todo e qualquer tipo de material de divulgação institucional e mala direta, seja impresso ou digital, de forma ampla e genérica, incluindo, mas não se limitando a revistas, folders, internet, folhetos, vídeos e, em destaque, nos seguintes canais:
(i) sites,
(ii) canais de comunicação e
(iii) mídias sociais em todo o território nacional e no exterior, por prazo indeterminado.

5. EQUIPAMENTOS E INFRAESTRUTURA À DISPOSIÇÃO

5.1. Os participantes deverão dispor ao menos de um laptop com conexão wi-fi, sendo este um material para a equipe.

5.2. A Organização do evento determinará, oportunamente, a melhor forma de individualizar cada equipamento correspondente ao respectivo participante. Quaisquer normas de segurança ou de identificação de equipamentos deverão ser estritamente seguidas pelos participantes.

5.3. A Gestão Municipal de CABROBÓ proverá ao menos: (a) internet dedicada à maratona e (b) pontos de energia.

5.4. O SEBRAE disponibilizará 11 (onze) computadores para utilização pelas equipes e para projeção.

6. REGRAS DE CONDUTA

6.1. O local da maratona corresponde a um ambiente criativo, divertido, colaborativo e inovador. Assim, é importante que participantes comuniquem quaisquer incidentes e incômodos ocorridos durante a maratona.

6.2. Incidentes e transgressões considerados passíveis de atenção deverão ser resolvidos com parcimônia e de forma soberana pela equipe de Organização do evento, inclusive, condicionando à exclusão do indivíduo ou das equipes, da maratona.

7. DIREITOS DE TERCEIROS

7.1. Os participantes deverão respeitar direitos de terceiros, em especial direitos autorais e direitos de propriedade intelectual.

7.2. Eventuais transgressões serão de responsabilidade exclusiva do indivíduo ou das equipes que copiarem, de forma ilegítima, soluções protegidas por propriedade intelectual.

7.3. A propriedade intelectual das ideias desenvolvidas durante a maratona é da equipe realizadora, mas passa a ser compartilhada entre os parceiros da maratona.

7.4. As equipes são livres para negociarem a continuação da construção do protótipo com empresas, investidores e afins. A Gestão Municipal de CABROBÓ não se responsabilizará ou será solidária a qualquer transação inocorrente, bem como seus custos e riscos.

8. RESPONSABILIDADE LIMITADA

8.1. A responsabilidade dos parceiros é limitada à maratona nas formas elucidadas neste regulamento.

9. DA PREMIAÇÃO

9.1. As notas finais serão compostas da média das notas dos avaliadores.

9.2. Serão premiadas somente as 3 (três) equipes com a maior pontuação, sendo 1 (uma) equipe de cada categoria: Ensino Fundamental II Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Superior, independente da temática escolhida.

9.3. A premiação será definida ao longo do processo de divulgação e realização da maratona.

9.4. Todos os participantes receberão o certificado de participação do evento, num total de 22 horas

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. A inscrição para participação na maratona constitui-se em instrumento de plena aceitação, por parte do participante e das normas estabelecidas para o mesmo. Dessa forma, ao realizar a inscrição, o participante adere a todas as disposições, declarando que LERAM, COMPREENDERAM, TÊM TOTAL CIÊNCIA E ACEITAM, irrestrita e totalmente, todos os itens do REGULAMENTO GERAL.

10.2. Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível pela organização da maratona.

10.3. A participação na maratona, através da efetivação da inscrição, bem como o aceite online, implica no conhecimento e total aceitação deste regulamento.

10.4. Os participantes declaram, ainda, que qualquer funcionalidade dos respectivos projetos, bem como os próprios projetos desenvolvidos para a participação na maratona não ofendem ou transgridem quaisquer direitos de terceiros, especialmente direitos de propriedade intelectual; não são ofensivos, injuriosos, difamadores; nem são de qualquer forma ilegais ou ilícitos.

10.6. Caso a Gestão Municipal de CABROBÓ, de acordo com os critérios estabelecidos única e exclusivamente por ela mesma, concluir que qualquer participante obteve qualquer vantagem indevida mediante a utilização de meios fraudulentos e/ou quaisquer outros mecanismos considerados inadequados pela organização, este (a) participante, bem como sua equipe, será imediatamente desclassificado(a).

10.6. Salvo a premiação prevista, não será devida nenhuma remuneração, royalties ou pagamento de qualquer espécie, a qualquer título, pelas iniciativas desenvolvidas ao longo do programa, sejam elas implementadas ou não.

Declaro que li o regulamento e estou de acordo com todas as regras da maratona.

Declaro, também, a veracidade de todas as informações inseridas neste formulário de inscrição.

Cabrobó 25 de novembro de 2021

Atenciosamente,
Comissão organizadora do IDEATHON CABROBÓ 2021