Prefeito Galego de Nanai repudia fala de Romeu Zema, governador de Minas Gerais, sobre defesa de frente do Sul-Sudeste contra o Nordeste
A política brasileira recebeu uma infeliz declaração de Romeu Zema, governador de Minas Gerais, acerca da situação dos estados do Norte/Nordeste. Em sua fala, o governador mineiro sub julga os estados nordestinos, principalmente, como inferiores frente aos componentes do Cossud (Consórcio Sul-Sudeste), e deixa a entender um sistema de guerra partidária entre os extremos do Brasil. O protagonismo político defendido por Zema trás um ar xenofóbico e injusto com as demais regiões brasileiras.
A união dos estados nordestinos num consórcio tem o intuito de atrair desenvolvimento para a região onde a desigualdade sempre reinou durante décadas na abordagem histórica do Brasil. Num momento de reconstrução como esse, buscar a união entre as 27 federações é de suma importância para o crescimento do país em todas as áreas. O Brasil é rico em cultura e trabalho, e cada região compõe uma parcela significativa para que as engrenagens que sustentam nossa terra possam funcionar. Regiões, Estados e Municípios devem atuar juntos, sem discriminação ou exclusão de qualquer deles.
Todo nosso apoio aos governadores dos estados nordestino, que possam atuar juntos em defesa de um desenvolvimento sustentável, igualitário e próspero do Nordeste e do Brasil.
– Mensagem do prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai.
Assessoria de Imprensa – PMC-PE