O dia começou com grande alegria e esperança na escola indígena Capitão Dena, na Aldeia Caatinga Grande, território Truká da Ilha da Assunção. O Governo do Município de Cabrobó, através da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação contra a Covid-19, em crianças indígenas com idade entre 5 e 11 anos.
O primeiro vacinado do dia foi um pequeno indígena de 10 anos de idade, que recebeu a primeira dose aplicada pela própria mãe, Williane, em momento emocionante. Além disso, o povo Truká abriu o momento fazendo sua tradicional dança, o toré, em homenagem ao dia especial. O próprio primeiro vacinado, caracterizados com a roupagem e pintura tipicamente do povo Truká, falou sobre a felicidade em finalmente ser aberta a vacinação às crianças, que estavam todas animadas em receber a primeira dose.
Foram disponibilizadas pouco mais de 200 doses de vacinas para este primeiro momento, porém, as crianças faltantes poderão ir aos próximos dias ao UBS indígena, para receberem a aplicação da primeira dose da vacina.
Estiveram presentes a Secretária de Saúde, Gilca Moraes, e a coordenadora do PMI (Programa Municipal de Imunização), Thamirys Brandão. Vale destacar, segundo Thamirys, que nas UBSs da zona urbana de Cabrobó, a vacina continua disponível para as crianças entre 5 e 11 anos, que apresentam quadros de comorbidades.
Governo de Cabrobó, a vacinação não para!